A Carreta Empreendedora do Sebrae no Amapá, chega ao município de Oiapoque. A iniciativa promove atendimentos que acontecem como parte da programação da Feira Internacional do Oiapoque, com o objetivo de oferecer aos empreendedores e potenciais empreendedores, serviços de apoio, orientação e formalização, com foco na regularização e aprimoramento de negócios. A carreta estará instalada na Praça Ecildo Crescêncio Rodrigues, no período de 28 de julho a 4 de agosto, das 9h às 17h.
-
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Josiel Alcolumbre, o município de Oiapoque é um importante polo de pesca do nosso estado, com uma atividade que movimenta grande parte da economia local e sustenta centenas de famílias. Reconhecendo essa vocação, a Carreta Empreendedora do Sebrae chega ao município durante a Feira Internacional como uma ação estratégica para apoiar quem empreende, com foco na formalização, acesso a crédito, orientação técnica e fortalecimento dos pequenos negócios.
-
É meu compromisso garantir que a pauta da pesca artesanal seja tratada com a seriedade e o apoio que merece, contribuindo para um desenvolvimento mais justo, sustentável e conectado com as reais necessidades da região
, disse o presidente do Conselho do Sebrae, Josiel Alcolumbre.
-
Feira
-
A feira é um relevante instrumento de acesso a novos mercados, organizada para estimular a criação e o crescimento de negócios sustentáveis. A relação entre as micro e pequenas empresas dos territórios transfronteiriços favorece a geração de empregos, a transferência de conhecimento e tecnologia, bem como o fortalecimento do turismo e a ampliação das redes de contato.
Atividades
-
A Carreta Empreendedora terá atendimentos de formalização para MEI junto à Receita Federal; declaração de imposto de renda para MEI; alteração cadastral do MEI; parcelamento de dívidas do MEI; consultorias de gestão e tecnológicas para Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP).
Para a gerente da Unidade de Atendimento e Relacionamento do Sebrae (UAR), Denise Nunes, durante os dias de atendimento, a população contará com uma série de atividades, como palestras e consultorias, além de serviços como formalização de Microempreendedores Individuais (MEI), orientações sobre declaração de imposto de renda, parcelamento de dívidas, alteração cadastral e até registro de marca.
“A expectativa é que a ação contribua diretamente para a formalização da economia local, ajude a regularizar pendências fiscais, e capacite os empreendedores do município ao promover desenvolvimento, geração de renda e mais oportunidades para todos”, explica a gerente da UAR, Denise Nunes.
Atendimento
A ação visa uma série de atendimentos gratuitos que auxiliarão os participantes a se tornarem Microempreendedores Individuais (MEI) e a expandir ou melhorar suas operações, com o suporte do Sebrae; o Banco da Amazônia; a Agência de Fomento do Amapá (Afap); a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Amapá Terras; Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro); o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA); e Junta Comercial do Amapá (Jucap).
Oportunidade
A programação técnica da Carreta Empreendedora conta com as palestras gratuitas Vantagens e Benefícios para Quem Quer Ser ME, ministrada pela analista do Sebrae Amapá, Audenise Ribeiro; Registro de Marca: Por que ela é importante para a sua empresa, ministrado pelo analista do Sebrae Amapá, Augusto Cantuária; e Dicas para aprimorar as finanças da sua empresa, ministrado pelo analista do Sebrae Amapá, Jonathan Araújo.
Agro
-
A ação também contará com atendimento personalizado para as Indústrias de beneficiamento do pescado de Oiapoque, com o objetivo de promover a inclusão produtiva e o fortalecimento da atividade pesqueira no município por meio de atendimentos integrados nas áreas de sustentabilidade, regularização fiscal e acesso ao crédito.
A gerente da Unidade Atendimento Coletivo – Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá (UAC-Agrin), Larissa Queiroz, reforça que a presença da Carreta Empreendedora em Oiapoque é uma grande oportunidade para aproximar os pequenos produtores e empreendedores do campo ao conhecimento, à regularização e ao desenvolvimento.
“Nosso intuito é levar orientação prática, consultorias técnicas e soluções que fortaleçam o agro local e a cadeia produtiva de pescados da região, conectando o público às políticas de incentivo, ao crédito e à formalização. Estamos aqui para apoiar quem movimenta a economia com trabalho e dedicação”, complementa a gerente da UAC-Agrin, Larissa Queiroz.
-
Parceiros
-
A Feira Internacional de Oiapoque é uma realização do Sebrae, Agência Amapá e Governo do Amapá, em parceria a Coletividade Territorial da Guiana (CTG), Câmara de Comércio e Indústria da Guiana (CCIG), Prefeitura Municipal de Oiapoque, Associação Comercial de Oiapoque (Acoi), Serviço Nacional do Comércio (Senac), Sindicato das Empresas de Turismo do Amapá (Sindetur) e LAN Telecom.
Coordenação
-
Os atendimentos da Carreta Empreendedora, na Feira Internacional de Oiapoque, serão coordenados pela gerente da Unidade de Atendimento e Relacionamento do Sebrae (UAR), Denise Nunes; e pela gerente da Unidade Atendimento Coletivo – Agronegócio e Industria do Sebrae (UAC-Agrin), Larissa Queiroz.
-
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap