Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

 Evento promove cursos de costura e modelagem, maquiagem, artesanato, cabelo e gestão de negócios
ASN AP 01/08/22 às 14:37 Atualização 01/08/22 às 14:41
Compartilhe

Lançamento do Afroperiferia Fashion oferta cursos gratuitos para mulheres negras em Macapá

Por Aluizio Neto
ASN AP 01/08/22 às 14:37 Atualização 01/08/22 às 14:41
Compartilhe

A Zwanga African Fashion, com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá(Sebrae), realizam o Afroperiferia Fashion 2022. O objetivo, é valorizar e empoderar mulheres negras de Macapá, por meio de capacitações nas áreas de moda e beleza, evidenciando o dia da Mulher Negra Latino Americana. As alunas desenvolvem uma coleção, criam desfile e vendem as peças produzidas.

 

Segundo a diretora-superintendente do Sebrae no Amapá, em exercício, Marciane Santo, projetos como este engrandecem e enriquecem culturalmente o estado, e toda representatividade da mulher negra.

 

“Trabalhar para desenvolver projetos como o Afroperiferia, é reconhecer e valorizar a nossa história, cultura, e todos os caminhos árduos que as mulheres precisam percorrer na sociedade. Então, é de extrema importância que possamos apoiar oportunidades e incentivar o empreendedorismo. O Sebrae tem a grande felicidade em fazer parte dessa construção, orientando e capacitando”, disse a diretora-superintendente do Sebrae no Amapá, em exercício, Marciane Santo.

 

Projeto

 

De acordo com a gestora de projetos da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Amapá (UAC-CS), Lindeti Ferreira, o projeto proporciona formação gratuita nas áreas de moda afrobrasileira.

 

“Com cursos de corte, costura e modelagem, além de maquiagem, e gestão de pequenos negócios de artesanato. O evento ressalta o importante papel e representatividade da mulher negra na sociedade, por meio de uma programação pensada especialmente com diferentes nichos”, destaca a gestora de projetos da UAC-CS/Sebrae/AP, Lindeti Ferreira.

 

Estilista

 

A ideia nasceu de um sonho da estilista, empreendedora e criadora da marca Zwanga African Fashion, Rejane Soares, que dentre suas criações, os turbantes e roupas focadas no resgate da ancestralidade africana são foco e identidade da marca.

 

“A periferia de Macapá é feminina e negra. Nestas ocasiões, a ancestralidade é o que dá força a essas mulheres, que não desistiram de buscar um espaço à margem das políticas públicas. Precisamos olhar para quem mora nessas áreas e mostrar o potencial que essa mulher periférica tem. Assim como ergui meu negócio, sendo da periferia, é possível dar projeção a essas mulheres e valorizar o que elas têm de melhor”, finaliza a estilista, empreendedora e criadora da marca Zwanga African Fashion, Rejane Soares.

 

Cursos

 

São ofertados diversos cursos que visam capacitar mulheres e estimular o afroempreendedorismo. Dentre eles, estão o de Moda, Modelagem, Corte e Costura; Gestão de Negócios para Trancistas; Gestão de Negócios para Maquiadoras; e Gestão de Pequenos Negócios Artesanais.

 

Participação

 

No curso de moda, cada participante recebe um kit de material para produção de uma coleção com 10 looks, onde as futuras estilistas serão às próprias modelos, que podem ficar com os valores das peças vendidas no evento. Assim como as aulas, as mulheres recebem apoio técnico e mentoria da instituição, para que possam desenvolver seus negócios e gerar renda a partir da aprendizagem.

 

Para participar do projeto, que conta com a parceria do Sebrae no Amapá, 80 mulheres das regiões periféricas da capital amapaense foram selecionadas.

 

Parceiros

 

São parcerios da Zwanga no Afroperiferia Fashion, o Sebrae no Amapá; a Rede de Mulher Empreendedora (RME); Rede Nacional de Afro empreendedores (Reafro); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio/AP); Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepm/AP); Centro de Referência de Apoio à Mulher Vítima de Violência (Cram); Núcleo de Estudos Afrobrasileiros – (NEAB/Unifap); Catavento Comunicação; Salão Manos e Minas; CS Créditos; Mercadão dos Medicamentos; Kkarline – Aplicacão e Fibras; O Boticário; Quem Disse, Berenice?; Instituto Federal do Amapá (Ifap) , por meio do Programa Empodera Mulher e Alice Salazar Store Macapá.

 

O lançamento do Afroperiferia Fashion, ocorreu na última segunda-feira (25), na Sede do Sebrae em Macapá, no Salão de Eventos Macapá, às 18h.

 

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

Youtube: /sebraeamapa

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas