Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN AP 11/07/22 às 14:48 Atualização 11/07/22 às 14:59
Compartilhe
ASN AP 11/07/22 às 14:48 Atualização 11/07/22 às 14:59
Compartilhe

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) apresenta a 6ª edição do Modamazon, que este ano tem como Tema Marabaixo de Cores. A programação, que oportuniza o desenvolvimento de produtos com foco na cultura do estado, tem como público-alvo empresários de pequenos negócios, produtores de moda, modelos, lojistas, trade turístico, potenciais compradores e demais interessados.

 

O diretor de administração e finanças do Sebrae no Amapá, Marcell Harb, pontua que o Modamazon é de extrema importância para capacitação e produção dos empreendedores. “O evento começou muito antes, com a preparação específica para este dia, e contou com a colaboração de muitos profissionais. Gostaria de parabenizar toda a equipe que fez parte desta idealização, os artesãos do nosso estado, ateliês, colaboradores do Sebrae e todo segmento cultural que nos mostrou com tanta riqueza e maestria, a história e os costumes do Marabaixo”, disse o diretor de administração e finanças do Sebrae no Amapá, Marcell Harb.

 

Modamazon

 

O Projeto Modamazon, é realizado pelo Sebrae no Amapá, que incentiva, instrui e aprimora os empreendedores locais e a cultura do estado, fortalecendo a economia, gerando renda e valorizando a cultura amapaense. O evento, atende a um coletivo de moda amapaense, fundado em 2018 pelo criador de moda, Driko Peixoto, o qual é atualmente o coordenador geral, formado por 20 empresas.

 

De acordo com o coordenador geral do evento, Driko Peixoto, a escolha do Tema Marabaixo de Cores para a 6ª edição, é trabalhar o Marabaixo e mostrar a maior manifestação cultural do Amapá para o restante do país e aos próprios amapaenses.

 

“O objetivo é evidenciar um lado que muitas pessoas não conhecem, pois tudo tem uma história e riquezas culturais, e é exatamente esse o ponto das coleções, no qual cada uma traz um elemento importante do Marabaixo e produz de acordo com a identidade do seu empreendimento”, destaca o coordenador geral do Modamazon, Driko Peixoto.

 

O projeto une os criadores de moda autoral do Amapá, a fim de desenvolver produtos que carreguem a história e a identidade cultural, para gerar conexões com a sociedade e enaltecer o estado do Amapá.

 

Formato

 

O formato do Modamazon 2022, apresenta Feira com Exposição e Comercialização de Vestuário e acessórios de moda; Literatura – Livros de contos do marabaixo, de Esmeraldina dos Santos; Exposição de Artes plásticas – Artista Jeriel Luz, com a temática marabaixo; Gengibirra; Gastronomia – Aldaléia (licor e bombom) e Kombi food (food truck); Exposição – Memorial do Marabaixo; e Desfile de 20 coleções de moda inéditas com o Tema Marabaixo.

 

Marcas

 

O Modamazon 2022 apresenta marcas e os criadores de moda, entre eles, Marca Driko Peixoto Sungaria – Coleção Amor e Liberdade; Marca M.Chagas – Coleção Movimentos; Marca Camapu – Coleção O cortejo; Marca Art’s Maria – Coleção Beija Flor no Brilho da Flor do Marabaixo; Marca Ateliê Paixão – Coleção Marabaixo Encantando a Moda; Marca Ateliê Debora’s – Coleção Emoções; Marca Hobby Artesanal com a Coleção – Rosa Branca Açucena; Marca Art Mapige – Coleção Bandaia da Terra e das Cores; Marca Stylu Afro – Coleção Lekysha; Marca Ateliê Jaci Borges –Coleção Casa do Festeiro; Marca Edna Carvalho – Coleção A Natureza Me Veste; Marca Cleia Clothes – Coleção O lamento; Marca Mãos de Fada – Coleção Guardiões da Fé; Marca Semente Nativa – Coleção Onda de Cores com Brilho de Fogo; Marca Selvática – Coleção Marabaixo de Rua; Marca Irene Gama – Coleção Memórias Ancestrais ; Marca Empório VC – Coleção Açucena; Marca Japu – Coleção Dona Flor; Marca Art’Minha – Coleção Cantos e Contos. De uma História Não Contada!; e a Marca Arte IGPK – Coleção O Chamado da Floresta.

 

Circuito

 

O circuito de moda é a moda com propósito, que muda e transforma vidas, onde os criadores ministram oficinas em vários pontos de Macapá, com o objetivo de difundir a produção de moda autoral do estado e despertar nos participantes o seu lado empreendedor. Em 2022, às oficinas começaram no mês de maio, onde foram ministradas três (3) oficinas totalmente gratuitas para a comunidade.

 

Na 1° etapa, os participantes que mais se destacaram foram indicados para os ateliês participantes da 6° edição e que estão produzindo suas coleções, gerando assim trabalhos temporários e desenvolvendo ainda mais cada colaborador.

 

A 2° etapa, ocorreu nos dias 4 e 5 de julho, em diversos pontos de Macapá com diferentes oficinas, sempre com o propósito de difundir a moda autoral produzida no nosso estado e despertar o empreendedorismo nos participantes.

 

Homenagem

 

O evento homenageia personalidades importantes da cultura Marabaixeira, que marcam gerações e que fazem parte da construção histórica cultural no estado do Amapá.

 

As homenagens são direcionadas às personalidades – Padre Paulo Roberto da Conceição Matias de Souza; Francisca Antônia Ramos dos Santos – Tia Chiquinha- In memoriam (Rep. Esmeraldina dos Santos – Filha); Josefa Lina da Silva – Tia Zefa; Benedita Guilherma Ramos – Tia Biló – In memoriam (Rep. Joaquim Ramos – Filho); Raimundo Lino Ramos – Mestre Pavão – In memoriam (Rep. Monica Ramos); Raimunda Rodrigues do Carmo – Dica Congó- In memoriam (Rep. Elísia Congó – filha); Maria Natalina Silva da Costa- In memoriam (Rep. Valdinete Silva Costa – Filha): José Raimundo da Silva Souza e Maria José da Silva Libório – Zezé Libório.

 

Marabaixo

 

De origem africana típica de afrodescendentes do Amapá, o Marabaixo, é uma dança genuinamente amapaense herdada por antepassados que mistura movimentos, dança de roda, canto e percussão, ritmos, cores, fé e muita ancestralidade ligados às festas do catolicismo popular, em louvor aos santos padroeiros da comunidade.

 

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional (IPHAN) como patrimônio imaterial do Brasil e registrado como Forma de Expressão – Bens Culturais Imateriais, em 2018, o Marabaixo tornou-se uma das maiores manifestações culturais do país, gerando conexão com a sociedade e enaltecendo o estado.

 

Durante o evento, ocorreram apresentações culturais dos grupos de marabaixo – Manoel Felipe (curiaú) e grupo infantil Raízes do Marabaixo (Mazagão Velho).

 

Marabaixeira

 

A marabaixeira, escritora e expositora do Modamazon, Esmeraldina dos Santos, expressa a importância do marabaixo “Os nossos antepassados nos deixaram esse presente, no qual representa a força de acreditar e nós precisamos crer que tudo isso é nosso. Essa cultura é o nosso patrimônio, demonstra toda história do povo amapaense, nossas raízes e toda luta. É trabalhar através da literatura dentro das salas de aula, então não podemos deixar isso passar, e sim, criar e disseminar por meio dos costumes, danças, cantos e batuques”, finaliza a marabaixeira, escritora e expositora do Modamazon, Esmeraldina dos Santos.

 

Coordenação

 

O Modamazon é coordenado pela gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Comércio e Serviços do Sebrae no Amapá (UAC-CS), Conceição Mira e pelas gestoras de projeto do Sebrae no Amapá, Lindeti Ferreira e Tatiane Negrão.

 

Parceiros

 

Para esta edição do Modamazon, o Sebrae conta com apoio do Boticário Amapá; Equatorial Hotel; Programa de Qualificação para Exportação (Peiex); Secretaria de Estado da Cultura do Amapá (Secult); Mulheres do Brasil; Simone Costa Make-up; Rafael Brito Produções; ArtPop Tucuju; Padre Paulo; SESC, SENAC; Leilane Isacksson Consultora de Imagem e Estilo; Homemade Hamburgueria; Rocha Tecidos; Antonio Gama Arquitetura e Urbanismo; Cândido Lima Produções; Mangarataya; Empire Barbearia e Taxi Pet.

 

O Modamazon 2022 – Marabaixo de Cores, ocorreu na sede do Sebrae, no Salão de Eventos Macapá e no estacionamento do Sebrae, nos dias 8 e 9, sexta-feira e sábado, das 17h às 22h.

 

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com

Youtube: /sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas