Dois grandes nomes da culinária amapaense desembarcaram no Rio de Janeiro, nesta terça (26), para representar o estado na última semana do Rio Gastronomia 2025. Manoel Maciel, à frente do Restaurante Capytu, e Geane Nunes, do Restaurante 313, participam do festival com criações que unem tradição, inovação e ingredientes típicos da Amazônia.
“Estamos cumprindo nosso papel de mostrar ao Brasil, a força da gastronomia amapaense. É um orgulho enorme ver o estado em destaque em um festival dessa magnitude”, afirmou a coordenadora da participação do Amapá, Elisangela Ramos.
O diretor-presidente da Bio+Açaí, Moisés Ruy-Secco, marca presença no Rio Gastronomia, e apresenta a força dos sabores do Amapá, que estará à frente da comercialização de açaí puro e das tradicionais farinhas de mandioca e tapioca, produtos que refletem a riqueza da biodiversidade do estado. Para aproximar ainda mais os visitantes da autenticidade desses ingredientes, a Bio+Açaí oferece degustações especiais, permitindo que o público vivencie a qualidade e o sabor genuíno da floresta.
Com o tema “Conheça o Amapá pelo Prato!”, o estado tem aproveitado o festival – o maior da América Latina, que acontece no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, no período de 28 a 31 de agosto, e marca o encerramento da 15ª edição. Durante quatro dias, os cariocas poderão experimentar iguarias inéditas, como o Carré de Pirapitinga com farofa de banana-da-terra, do 313; o arroz cremoso de açaí com banana-da-terra, prato vegano, exclusivo do Capytu e pratos autorais com a diversidade da cultura amazônica.
Fechado
-
Acompanhados pela superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante e antes da abertura oficial do último fim de semana do festival Rio Gastronomia, os chefs e a Bio+Açaí, participam de uma programação especial e fechada para convidados, que acontece Jockey Club Brasileiro, na Gávea, nesta quarta-feira (27), das 17h às 0h.
Os Chefs Gean e Nunes e Manoel Maciel, terão a oportunidade de apresentar pratos, histórias da culinária amapaense e as delícias que prometem conquistar o público, entre elas, o Vatapá do Marabaixo e o Segredo Tucujú, do Capytu, e do Marabaixo 313, sobremesa que mistura cupuaçu, tapioca e castanha.
Parceiros
-
A iniciativa integra esforços do Sebrae, Governo do Estado e Fecomércio–Sesc e Senac para consolidar o Amapá como referência em turismo gastronômico no cenário nacional.
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap